A viúva de um pastor morto a tiros por uma vizinha em dezembro de 2023, em North Las Vegas, no estado de Nevada, entrou com uma ação judicial contra a associação de moradores do condomínio e a empresa administradora do imóvel.
A ação foi movida por Sarah Davi, viúva de Nick Davi, pastor de 46 anos da Igreja Grace Point, morto durante o tiroteio. O processo aponta como rés a Associação de Moradores de Court at Aliante e a FirstService Residential, acusando ambas de negligência. No processo, ela afirma que as duas entidades não agiram para conter a escalada de uma disputa que antecedeu o ataque.
Sarah Davi, que também ficou ferida no episódio, declarou que ela e o marido fizeram reclamações repetidas nas semanas anteriores ao ataque, citando o comportamento da vizinha Joe Junio. Havia registros de conflitos e comunicações anteriores envolvendo Junio e que, na avaliação apresentada no processo, isso indicava risco de dano aos vizinhos.
No dia do crime, 29 de dezembro de 2023, a família Davi se preparava para sair de casa quando Junio passou de carro, estacionou perto e ficou encarando pela janela. Um dos filhos começou a gravar com o celular enquanto a situação se agravava, e o vídeo registrou o momento em que a vizinha saca a arma e dispara.
O pastor Nick Davi perguntou a Junio: “Qual é o seu problema conosco?”, e deu alguns passos em direção ao veículo. Em seguida, Junio saiu do carro e atirou contra a família, atingindo Nick e Sarah Davi. Em seguida, houve luta pela arma e Joe Junio fugiu para sua casa.
A criminosa foi acusada de homicídio doloso com uso de arma letal pelo assassinato do pastor. Ela permanece sob custódia no Centro de Detenção do Condado de Clark.
O processo sustenta que tanto a associação quanto a administradora “tinham conhecimento de incidentes, disputas e/ou comunicações anteriores” envolvendo Junio e que a situação representava um risco. Sarah Davi também afirmou que ela ou o marido manifestaram preocupações à gerência e à própria vizinha sobre a hostilidade crescente e as disputas em curso.
Relatos anteriores segundo os quais a família Davi reclamou à associação de moradores sobre Junio manter galinhas e cachorros na propriedade. Também cita registros policiais que descrevem episódios de agressão e intimidação, incluindo arremesso de pedras no quintal e um gesto de “corte” feito na garganta, acompanhado da frase de que eles “seriam os próximos”.
Conforme o relato do portal The Christian Post, Junio teria despejado fezes de cachorro na propriedade e provocado uma inundação na casa, o que levou a família a obter uma ordem de restrição.
A ação afirma que Junio não tinha licença para portar a arma usada no ataque e que a teria pegado emprestada de outra pessoa. Após a morte do pastor, uma campanha no GoFundMe, organizada por Michael Davi, arrecadou mais de US$ 105 mil para ajudar a família.
“Nick era pai de dois filhos e um marido amoroso, além de pastor na Igreja Grace Point, em North Las Vegas”, disse Michael Davi. “Ele marcou a vida de inúmeras pessoas em seu curto tempo conosco. Estamos todos chocados e entristecidos por esta tragédia sem sentido”.
Fonte: Gospel mais
